PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Objetivo

A Proposta Pedagógica para a Educação Infantil está fundamentada na concepção de que a criança é o foco de toda ação pedagógica, o motivo pelo qual a escola estrutura-se, os professores dedicam-se, inventam-se e reinventam-se. Temos como princípios formar uma criança cidadã, ativa, protagonista, que interage, que é fruto e ao mesmo tempo produtora de cultura, que já traz consigo muitos conhecimentos e experiências e que se expressa de muitas maneiras, desta forma, a base da concepção de desenvolvimento humano que se respalda é no interacionismo de Vygotsky e Wallon.

Leva-se em consideração as interações e também as brincadeiras como eixos estruturantes das práticas pedagógicas, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Asseguramos o direito de aprendizagem e desenvolvimento das crianças por meio de planejamento, intencionalidade e organização.

Turmas

  • Infantil 1 – Idade: 01 anos (a completar até 30/03)
  • Infantil 2 – Idade: 02 anos (a completar  até 30/03)
  • Infantil 3 – Idade: 03 anos (a completar até 30/03)
  • Infantil 4 – Idade: 04 anos (a completar até 30/03)
  • Infantil 5 – Idade: 05 anos (a completar até 30/03)

Horário

  • Entrada: 13h
  • Saída: 17h20

Material Didático – GIROLHAR

Ainda que a Educação INFANTIL faça uso do material didático da Rede Salesiana Brasil (RSB), esse material é apenas um orientador e não um fim, sendo a criança a protagonista do processo de ensino e aprendizagem. O material foi reelaborado de acordo com as Diretrizes e BNCC para a Educação Infantil. O Nome da coleção é GIROLHAR, é uma palavra brincante:

GIRO: traduz movimento, é linguagem típica da criança em busca da ampliação cultural, de novos conhecimentos e do crescimento.
OLHAR: importância de ver e de ser visto, de dar visibilidade a infância plena, crianças sujeitas de direitos, protagonista, potente e capaz.

ORGANIZAÇÃO DO SEGMENTO

Organiza a rotina e o tempo para a Educação Infantil considera o próprio corpo da criança por meio de:

  • Atividades permanentes;
  • Atividade sequenciadas;
  • Projetos.
Todos pensados para atender à continuidade dos conhecimentos infantis, à possibilidade de personalização e a ampliação do trabalho proposto, expressando flexibilidade, estética, alegria, cultura, traduzindo um espaço intencionalmente com vida. Desta forma, o espaço e ambiente são organizados com vistas ao bem-estar, à expressão, à segurança, a autonomia, às interações e ao brincar, são considerados como “um educador a mais” na sala, uma vez que as crianças se sentem acolhidas e desafiadas a explorar, descobrir e aprender com e no espaço. As salas de referência são espaços de pertencimento repletos de desafios, no qual a turma pode construir significados e ampliar repertório.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Avalia-se de maneira processual, considerando expectativas e critérios de aprendizagem referentes as competências e habilidades esperadas para cada período. Temos como instrumento avaliativo a observação e registro do professor, pautado nas experiências vivenciadas pelas crianças, as falas, registros, entre outros.

Ao final de cada semestre é produzido um relatório avaliativo referente ao desenvolvimento e aprendizagem, desta forma, traduzir reflexões acerca dos avanços, bem como, habilidades que necessitam avançar, tendo a escola, ambiente, família e a criança como componentes deste processo.

PROJETOS

  • Literário;
  • Empreendedorismo Socioambiental - LAtitude;
  • Noite Artística
  • Investigação Científica;

DIFERENCIAIS

  • Língua Inglesa para o Infantil 4 e 5;
  • Educação Musical (professor especialista);
  • Alimentação Saudável em parceria com a Cantina da Vovó;
  • Piso emborrachado no parque;
  • Tecnologia nas salas de referência;
  • Área verde;
  • Brinquedoteca
  • Biblioteca com espaço infantil;
  • Areia azul com tratamento específico para a segurança e saúde das crianças.

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

  • Atendimento individualizado as crianças e familiares;
  • Formação continuada aos professores e equipe pedagógica;
  • Psicóloga escolar.

Equipe Pedagógica

  • Coordenação Pedagógica: Tatiana Alves Scramin
  • Supervisão Pedagógica: Rosana Aparecida Fransolin Magri
  • Auxiliar de Coordenação: Eliane Pereira Leite