ENEM é tema de palestra para estudantes e professores do INSA-Cambé

Nos dias 26 e 27 de fevereiro o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Cambé -PR realizou um ciclo de palestras para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais ao 3º ano do Ensino Médio e professores, onde o tema principal foi o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A iniciativa faz parte do projeto de Capacitação Continuada desenvolvido pela escola e a palestrante convidada foi a professora-doutora da UFRGS, Roselane Zordan Costella, que realiza pesquisas sobre o ENEM desde 1998. A prova é elaborada pelo MEC e tem validade para todo o país. “O Enem desenvolve o ‘aprender a pensar’. Suas questões buscam relacionar o conhecimento com as experiências cotidianas, incentivando as escolas, os estudantes e os pais a ‘lerem o mundo’, indo além de ‘ler conteúdo’. Não basta saber o conteúdo, é preciso saber aplicá-lo”, frisou a pesquisadora.

A professora ainda ressaltou em sua fala  que o tema das redações costuma ser agendado ao longo do ano pelos meios de comunicação. Além disso, assuntos que recebem muito destaque no primeiro dia de provas também podem ser o tema da redação. Ressaltou ainda que o sistema de correção do Enem considera número de acertos, o peso diferenciado das questões e uma proposta contra o “chute” para acertar a questão correta.

Para a diretora do Colégio Auxiliadora, Ir. Maria Alzira, o objetivo do evento é muito mais que uma palestra, mas uma etapa de um processo que vem sendo feito, buscando constantemente a qualificação do corpo docente e a unidade de trabalho por meio de reuniões e atividades de aprofundamento pedagógico.

Ir. Maria Alzira

  Galeria de Fotos (clique sobre as fotos para aumentá-las):