A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

¬Atualmente, a tendência das propostas educacionais é promover, aos estudantes, a possibilidade de participar ativamente da construção do seu próprio conhecimento. No processo de resolução do problema, é importante que o estudante se sinta desafiado a produzir seu próprio conhecimento. Atuando como mediador, o professor poderá partir dos conhecimentos prévios do estudante e utilizar a sua interpretação e compreensão do problema para construir o processo de solução. Tendo em mente esse contexto os estudantes dos 9os anos do colégio Insa Cambé orientados pela professora Tatiana Bologna participaram de uma oficina de resolução de problemas aplicando os conhecimentos de equações do 2º grau. Cada turma foi dividida em duas equipes e receberam alguns problemas para resolverem. Depois, foi sorteado um estudante por equipe e um problema a ser apresentado. O estudante que acertava marcava ponto para a equipe. A equipe vencedora recebeu um prêmio no final. As aulas proporcionaram aos estudantes momentos prazerosos, com troca de experiências, muito empenho e aprendizagem. Professora: Tatiana Bologna.

  Galeria de Fotos (clique sobre as fotos para aumentá-las):