Educação Infantil e a Criação de Hipóteses

Crianças da Educação Infantil do INSA já constroem hipóteses de leitura e escrita de maneira significativa. No primeiro Semestre as turmas do Infantil 1(três anos de idade) estão desenvolvendo o Projeto: Parlendas, Receitas e Cantigas. As Parlendas, cantigas de roda e receitas tradicionais são antigas manifestações da cultura popular, universalmente conhecidas e mantidas vivas através da tradição oral. São textos que pertencem a uma longa tradição de uso da linguagem para cantar, recitar, brincar ou preparar algo. A maioria deles é de domínio público, ou seja, não se sabe quem os inventou: foram simplesmente passados de conversa em conversa, de geração para geração, das pessoas mais velhas para as pessoas mais novas. A presença desses textos na sala de aula favorece a valorização e a apreciação da cultura popular, assim como o estabelecimento de um vínculo prazeroso com a leitura e a escrita que favorecem o desenvolvimento das crianças em relação a tais habilidades: - Construir um repertório de parlendas e valorizá-lo como um tipo de manifestação cultural. - Construir um repertório de canções populares e valorizá-lo como um tipo de manifestação cultural. - Construir um repertório de receitas e reconhecer ingredientes e preparações. - Avançar na hipótese de construção da escrita por meio das relações estabelecidas entre a leitura de memória e a escrita construída. Prof. Monalisa Moretti

  Galeria de Fotos (clique sobre as fotos para aumentá-las):