Novas tecnologias para aprendizagem na Educação Infantil

A principal fase do desenvolvimento humano é a Educação Infantil, sendo esse o momento de estimular e incentivar novas experiências. Hoje, sabemos que as crianças estão em contato com uma infinidade de informações e recursos tecnológicos que permitem o desenvolvimento de forma autônoma e participativa. As crianças trazem uma prévia de conhecimentos que devem ser considerados, por estarem em contato no seu meio social, com alguns recursos tecnológicos, como: smartphones e tablets, assim, abrimos na escola um espaço que coopera e estimula o desenvolvendo de diversas habilidades. Essa inclusão tecnológica na sala de aula permite a vivência de novas experiências e descobertas, dando voz e vez às crianças, sendo assim, incluímos em nosso planejamento as tecnologias educacionais, para que o aprendizado aconteça de forma gradativa, significativa e lúdica, respeitando os limites das crianças. Além de estimular às ações educacionais fundamentais, como autonomia e linguagem, as novas tecnologias estimulam também habilidades motoras como: apalpar, manusear, sentir, observar, explorar, investigar e perceber, sendo ações educacionais imprescindíveis para que as crianças sejam educadas para a curiosidade. Com isso, desafiamos e despertarmos o interesse em aprender e as novas tecnologias têm um papel fundamental nesse processo, pois é preciso atender às expectativas das crianças, tornando-as críticas e reflexivas. Professora: Talita B. Martins Nogueira.

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