Aprendizagem em Times nas Aulas de Matemática

Nos dias 03 e 04 de julho de 2017, nas aulas de matemática dos 9os anos do Ensino Fundamental II, foi utilizado a metodologia ativa - aprendizagem baseada em times, que é um método de aprendizagem dinâmica que proporciona aos alunos um ambiente motivador e cooperativo, onde a produção em equipe é desenvolvida e valorizada. No primeiro momento, cada aluno recebeu os problemas a serem resolvidos individualmente com o cartão de respostas para o aluno poder apostar seu ponto em duas alternativas. Posteriormente, os times foram agrupados e nesta segunda etapa, os alunos refletiram entre si a solução de cada problema chegando a uma alternativa comum a todos e podendo mudar suas alternativas. Por fim, cada grupo apresentou a solução de um problema para toda a turma. Dessa forma, os alunos se sentiram motivados a participar de discussões, o que torna o ambiente de sala de aula mais interessante, estimulando o aprendizado. Observou-se que esta atividade proporcionou aos alunos oportunidades para que construíssem o conhecimento de forma atuante, contemplando os saberes a partir de suas vivências. Os alunos precisaram argumentar e trabalhar com outras pessoas aumentando sua autonomia e senso crítico na discussão dos resultados. Tatiana Aleixo Bologna

  Galeria de Fotos (clique sobre as fotos para aumentá-las):