VAMOS FALAR DE LEITURA!

Em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil, 18/04, o INSA- Cambé-Pr, não poderia deixar de prestar homenagem a esse instrumento de leitura. Embora hoje tenha-se outras ferramentas de leitura, o livro impresso ainda se faz presente no processo de aquisição de hábito de leitura. No INSA, existe um projeto de Leitura que inicia na Ed. Infantil até o Ensino Médio. O Projeto de Leitura busca contribuir para que o aluno torne-se competente nas áreas de linguagens, oralidade, comunicação e escrita. Para isso, visa explorar na Ed. Infantil e Fundamental I, três campos da literatura, ou seja, ao longo do ano é selecionado de acordo com cada turma três livros, um voltado para valores, um clássico da Literatura e um que se trabalha um gênero textual específico. O livro de valores aborda histórias que levam os alunos a refletir questões de bullying, diversidade cultural étnico- racial- indígena, valores humanos (amor, respeito, solidariedade...) e comportamento social. A literatura Clássica visa ensinar aos alunos questões de tempo e espaço. Por fim, todo trimestre é estudado uma literatura cujo objetivo é focar nas características de um gênero textual específico, de modo que o aluno ao final saiba identificar e recriar o gênero textual estudado. Os livros são selecionados de acordo com o desenvolvimento infantil de cada turma. Por trimestre, os alunos possuem esse direcionamento no trabalho com a leitura, no entanto existe outros momentos de leitura livre, como: a roda de leitura, a visita na biblioteca, leitura para a casa, entre outros em que não se intencionaliza uma ação específica. Para o fundamental II e Médio, a leitura indicada, é calendarizada para que o aluno possa se organizar quanto as suas leituras. Além disso, a forma de compartilhar essa leitura modifica a cada trimestre, de modo que o aluno sinta-se interessado em ler. As leituras indicadas para o Ensino Médio, são voltadas para os vestibulares. O projeto de leitura tem como objetivo selar uma unidade na instituição, ou seja, por meio de ações comuns e ao mesmo tempo distintas que possibilitem aos alunos hábitos de leitura e que ao mesmo tempo contribua para o ato de escrever. Melina T. dos Santos ( Vice- Diretora)

  Galeria de Fotos (clique sobre as fotos para aumentá-las):