HUMMM, bateu aquela fome!

Os alunos dos 4º anos, do Colégio INSA-Cambé, durante as aulas de Língua Portuguesa, estudaram um gênero textual cuja principal característica é a informação, razão pela qual são denominado "textos instrucionais". Para isso, foram disponibilizados diversos textos do gênero durante as aulas, como: guias de trânsito, de boa convivência, de brincadeiras, bulas de remédios e receitas culinárias. Perceberam que um fator muito importante é que em textos desta natureza, como se trata de orientação, os verbos aparecem sempre no modo imperativo, no sentido de indicar uma ordem. A partir do estudo destes textos surgiu a vontade dos alunos em testar a receita de Pão de queijo do texto estudado. Os alunos interpretaram a receita e colocaram a mão na massa! Depois, de saborear o pão de queijo, cada aluno produziu o seu texto instrucional redigindo o modo de preparo com suas palavras, seguindo a estrutura do gênero.

  Galeria de Fotos (clique sobre as fotos para aumentá-las):