Pastoral

Pastoral Juvenil Salesiana (PJS)

O termo pastoral tem origem cristã muito clara na figura assumida por Jesus Cristo em sua analogia com os pastores de ovelhas de seu tempo. À luz da figura do Bom pastor e das práticas e do ensino de Jesus nela sintetizadas, compreende-se que a pastoral se abre para uma ampla gama de atividades, impulsionadas pelo amor missionário dos discípulos de Jesus. Partindo deste fundamento, nosso estilo de educação e evangelização, é animado por uma espiritualidade centrada na pessoa; acredita que a pessoa é a protagonista primária do itinerário educativo, com múltiplas possibilidades para aprender a ser, conviver e transformar.

Pastoral Juvenil Salesiana

A Pastoral Juvenil Salesiana é a forma de viver e atuar a missão salesiana segundo a Espiritualidade Juvenil Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Ela se expressa através de programas:

Programas:

Formação Humana e Cristã

Proporcionar espaços e tempos de estudo e reflexão para que os membros da comunidade educativa, possam atualizar no hoje a experiência de Dom Bosco e de Madre Mazzarello e sobretudo perceber a ação de Deus na própria vida.

AJS e AIS

Oferecer às crianças, adolescentes e jovens experiências de associacionismo, vivenciando a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS) e o protagonismo na perspectiva do Carisma Salesiano em vista do seguimento de Jesus Cristo.

Cultivo da espiritualidade Juvenil Salesiana

Como comunidade educativo evangelizadora propomos celebrações, orações e vivências como meios intencionais para o cultivo da Espiritualidade Juvenil Salesiana

Inserção eclesial e social

Ser presença expressiva e sugestiva na ação evangelizadora da Igreja e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna tendo em vista “a promoção do jovem na sua totalidade”.

Animação Vocacional

Nos momentos de bom dia e boa tarde ao longo do ano oferecer reflexões e esclarecimentos sobre as vocações. Cuidar da comunidade educativa para que esta seja um espaço vocacional, onde os jovens sejam provocados e reflitam sobre a sua própria vocação.

Projetos:

BOM DIA E BOA TARDE

Os momentos do Bom dia e Boa tarde tem sua origem em Dom Bosco, e tem como objetivo estimular a pessoa para a convivência harmoniosa e para a relação com Deus. Pois, é a relação que fortalece e cria o sentido de pertença.

PRESENÇA NO PÁTIO/ ASSISTÊNCIA SALESIANA

A assistência salesiana é fundamental em uma escola salesiana pois supõe não apenas uma presença física, mas educativa, em sentido pleno! Presença capaz de aproveitar, com sabedoria e tato educativo, todas as oportunidades que se oferecem, também para intervenções intencionalmente educativas. Em poucas palavras é estar com e para os alunos durante os recreios, entradas e saídas da escola.

FESTAS SALESIANAS E CELEBRAÇÕES DO ANO LITURGICO

Nas escolas salesianas estas festas tem como objetivo criar condições de escuta da Palavra, celebração da fé e da vida, partilha do Pão, encontro fraterno com Deus e com os irmãos; conhecimento e aprofundamento da espiritualidade juvenil salesiana.

PÁSCOA JUVENIL

Oportunizar aos jovens experiências de missionariedade, encontro consigo mesmo e com Deus a partir da vida do povo pobre e sofredor.

SOLIDARIEDADE

Oferecer espaço e tempo para a vivência da solidariedade, través de campanhas de alimentos, roupas, brinquedos, doces e participação no projeto Latitude.