O COLÉGIO

A nossa escola faz parte de uma amplo movimento de educação, iniciado por João Bosco, – sacerdote italiano do século XIX (1815 – 1888) De D. Bosco herdamos o estilo e a finalidade da educação que realizamos, os quais encontram-se sintetizados no Sistema Preventivo ou Pedagogia do Amor.

O estilo, inicialmente em conjunto de práticas e princípios, foi repassado pelo fundador aos seus colaboradores, através da convivência. A finalidade foi sintetizada numa máxima concisa e clara: “formar bons cristãos e honestos cidadãos.”

Em 28 de dezembro de 1953, teve início, ao sul da cidade de Cambé, a trajetória de uma escola que seria, em pouco tempo, um marco na história de Cambé. Superando as dificuldades iniciais, hoje é visível suas transformações: ótimo espaço físico, excelente equipe de professores, boa estrutura administrativa fazem do Colégio Auxiliadora uma escola compromissada com uma educação séria, qualificada e preocupada em atender às necessidades de seus alunos e da comunidade.

As salesianas chegaram a esta cidade no dia 28 de dezembro de 1953. Foram solicitadas para o trabalho de educação da juventude pelo Revmo Pe. Symphoriano Kopf, pároco da Paróquia Santo Antonio de Cambé que havia conseguido da Companhia de Terras Norte do Paraná a doação de um terreno sobre o qual construiu o Colégio, que as irmãs passaram a habitar e onde acolheram as primeiras alunas.

MISSÃO PEDAGÓGICA

A missão do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora é promover uma educação de excelência, alicerçada no Carisma Salesiano que responda às necessidades atuais da sociedade. Esse carisma denominado Sistema Educativo Salesiano foi instituído pelo padre, Dom Bosco (16/08/1815-31/01/1888), cuja educação está centrado no sistema preventivo, instituída por ele, o qual desenvolveu primeiramente com os jovens homens de sua época uma proposta de educação a qual se ensinava por meio da prevenção e não da repressão.

Um dos alicerces dessa educação é tornar conhecidas as prescrições e as regras de uma instituição, e depois vigiar de modo que os alunos estejam sempre sob os olhares atentos dos responsáveis (diretor, coordenador da escola e professores), em síntese, isso caracteriza-se como Sistema Preventivo que é o pilar e diferencial de ensino do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Cambé- Pr.

Compreende que um ensino pautado nessa percepção contribua à formação crítica, ética, social e política, que possibilite a nossos jovens o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária

Nossa educação visa a formação de indivíduos críticos dentro de um contexto sociocultural específico, com um referencial político-social centrado no desenvolvimento individual e na comunhão social, cultivando os valores da justiça, fraternidade, solidariedade, espírito crítico, participação e a serviço da vida.

 

De onde vem a marca do S ?

O nosso S é de origem da palavra Salesiano, sobrenome de um santo denominado São Francisco Salles. A vida desse santo, inspirou o modo de ser de Dom Bosco, fundador da congregação Salesiana que possui hoje 110 escolas espalhadas pelo Brasil.

Um dos alicerces da educação de Dom Bom é tornar conhecidas as prescrições e as regras de uma instituição, e depois vigiar de modo que os alunos estejam sempre sob os olhares atentos dos responsáveis (diretor, coordenador da escola e professores), em síntese, isso caracteriza-se como Sistema Preventivo que é o pilar e diferencial de ensino do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Cambé- Pr.

O INSA é uma instituição de ensino particular, confessional católica, pertencente à Congregação das Irmãs Salesianas ou Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e está a serviço da formação e educação de crianças, adolescentes e jovens.

As Salesianas chegaram a esta cidade no dia 28 de dezembro de 1953. Foram solicitadas para o trabalho de educação da juventude pelo Revmo. Pe. Symphoriano Kopf, pároco da Paróquia Santo Antônio de Cambé, que conseguido da Companhia de Terras Norte do Paraná a doação de um terreno sobre o qual construíra o Colégio, que as irmãs passaram a habitar e onde acolheram as primeiras alunas.
Em 7 de março de 1954, o Colégio Instituto Nossa Senhora Auxiliadora inicia suas atividades escolares e inicia seu legado educacional.
Embora seja uma escola católica, não realiza a catequização, busca-se abordar e trabalhar com os alunos e comunidade educativa os valores cristãos e humanos atemporais.

Rede Salesiana de Escolas (RSE)

O INSA faz parte da Rede Salesiana de Escolas, a maior rede católica do pais, que compartilham da mesma filosofia, carisma e material de ensino. Visite o site da RSE www.rse.org.br

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida faz parte do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, mais conhecidas como Salesianas. Temos hoje, 69 Irmãs, FMA, com um total de 11 comunidades: a Casa Inspetorial, 5 Escolas, 3 Obras Sociais e 2 Comunidades Inseridas.

A Inspetoria Nossa Senhora Aparecida tem como Missão: “Animar e gerenciar a missão educativa com a força do carisma Salesiano em suas unidades”.

Tanto as Escolas quanto as Obras Sociais e as Comunidades Inseridas da INSA desenvolvem um intenso trabalho educativo-pastoral. Através de diversas iniciativas formativas, acompanhamento personalizado e uma série de experiências de agrupamento juvenil, ao longo do tempo, vão constituindo um Itinerário de Educação à fé. A educação salesiana traz em si o objetivo de acompanhar os jovens a partir de suas histórias e ajudá-los a construir o seu Projeto de Vida. Nesse sentido, educandos e educadores percorrem, juntos, um caminho educativo que privilegia a centralidade da pessoa e o seu processo de maturidade, no qual a fé tem um sentido libertador que leva a pessoa a se auto transcender e a sentir-se convidada a internalizar os valores.

A partir da condição de Educadores e Educadoras salesianos, comprometidos com a educação integral das crianças, adolescentes e jovens, os ambientes educativos procuram otimizar todos os recursos para que se possa tecer um sistema de valores humanos e cristãos. Esse princípio, vivenciado na prática educativa, é capaz de reformular, segundo as exigências da sociedade, o binômio “bons cristãos” e “honestos cidadãos”, concretizando assim, em cada casa salesiana, o legado de Valdocco e de Mornese.

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